segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Limiter v0.2
Dando uma procurada na net por algum programa que fixasse o valor máximo dos FPS nos jogos, me deparei com esse programinha. Uma das coisas que mais me incomoda ao jogar é a oscilação da taxa de FPS, pois quebra a sensação de fluidez da imagem.

Por esse motivo, e também para evitar o tearing, não abro mão do uso do vSync. A única exceção é em jogos multiplayer, onde uma maior taxa de FPS é bem-vinda. Quando o jogo não é muito pesado, o vSync mantém a taxa constante em 60 FPS, pois uso um monitor LCD conectado à VGA por um cabo DVI (digital).

Mas, em jogos mais pesados, onde as quedas de FPS costumam ser maiores, limitar o valor dessa taxa a 30 FPS, por exemplo, pode ser um recurso utilizado para manter a fluidez da imagem.

O uso do programa é bem simples. Em primeiro lugar, faça o download em http://rapidshare.com/files/160642187/FPS_Limiter_0.2.rar. Como ele é um pouco antigo, e se baseia em linha de comando, recomendo criar uma pasta com o nome FPS Limiter no C:, e extrair o conteúdo do arquivo dentro dela, para evitar problemas com nomes de diretórios. Recomendo também instalar o Java, pois, com isso, você poderá utilizar uma interface gráfica para o programa, executando o arquivo FPS_Limiter_GUI.jar.



Infelizmente, o programa só funciona em jogos baseados em DX8/DX9 ou OpenGL, não funcionando em jogos DX10. Na interface, você deve escolher em qual desses modos o jogo é executado, indicar o caminho para o executável do jogo, e determinar o limite desejado para a taxa de FPS. Feito isso, basta clicar em create bat, e um arquivo .BAT com o nome do executável do jogo será criado na pasta C:\FPS Limiter. Para que a limitação funcione, o jogo deve ser iniciado a partir desse arquivo. Você pode criar um atalho para ele na Área de trabalho também.

Outra limitação dele é não aceitar aqueles comandos de atalhos, tipo -dx9, -norestrictions, o que é realmente uma pena. E o pior de tudo é que o autor desse excelente programinha sumiu do mapa, e não fez mais nenhuma atualização nele. Acrescentar a compatibilidade com esses comandos, e com jogos DX10, seria fabuloso.

Como tenho o Vista 64 bits instalado aqui, para que o programa funcionasse a contento, precisei clicar com o botão direito do mouse no arquivo FPS_Limiter.exe, selecionar Propriedades, e configurar a aba Compatibilidade como mostra a figura abaixo.



Como exemplo, estou utilizando ele em GRID, com um limite de 45 FPS. Com isso, o jogo está sendo executado em 1680 x 945, com tudo no máximo, 16XQCSAA, e 16XAF. Na verdade, esse foi o motivo de eu ter procurado um programa como esse, pois, com essa taxa, o Motion Blur se torna mais evidente, dando ao jogo uma sensação de realismo impressionante. Em algumas cenas de replay, tem-se a sensação de estar assistindo a um filme, e não a um jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário